Trump declara emergência nacional para ajudar a financiar muro de fronteira do sul

Chamando isso de “uma grande coisa a fazer”, o presidente Trump declarou uma emergência nacional na sexta-feira para ajudar a financiar um muro há muito prometido na fronteira dos EUA com o México. É um movimento altamente incomum de um presidente não convencional.

A decisão foi tomada um dia depois de o Congresso aprovar um projeto de lei de gastos para Trump, que custou mais de US $ 1,3 bilhão em fundos de segurança de fronteira, bem menos do que os US $ 5,7 bilhões que ele alegava serem necessários para um muro de fronteira.

Em comentários tortuosos no Jardim das Rosas, Trump disse que estava declarando uma emergência por causa de “uma invasão ou nosso país com drogas, com traficantes de seres humanos, com todos os tipos de criminosos e gangues”.

Os cruzamentos ilegais de fronteira no ano fiscal mais recente (que terminam em setembro de 2018) foram realmente menores do que em 2016 ou 2014 e muito menores do que em seu pico por volta de 2000, como a NPR verificou anteriormente . Muitos dos recém-chegados são migrantes da América Central em busca de asilo, alegando medo de violência ou perseguição no país de origem.

Enquanto Trump falava, a Presidente da Câmara, Nancy Pelosi, D-Calif., E o Líder da Minoria do Senado, Chuck Schumer, DN.Y., emitiram uma declaração fortemente crítica à ação do presidente. O comunicado dizia, em parte:

“A declaração ilegal do presidente sobre uma crise que não existe representa uma grande violência à nossa Constituição e torna a América menos segura, roubando fundos de defesa urgentemente necessários para a segurança de nossos militares e de nossa nação. …

“As ações do Presidente claramente violam o poder exclusivo do Congresso, que nossos Fundadores consagraram na Constituição. O Congresso defenderá nossas autoridades constitucionais no Congresso, nos Tribunais e no público, usando todos os recursos disponíveis.”

Funcionários da Casa Branca dizem que a ação executiva de Trump, incluindo a declaração de emergência, liberará um total de cerca de US $ 8 bilhões para construção de muro de fronteira. Isso inclui os US $ 1,375 bilhão do projeto de lei de financiamento aprovado pelo Congresso na quinta-feira.

O saldo dos fundos inclui:

  • US $ 600 milhões do fundo de confisco de drogas do Tesouro.
  • Cerca de US $ 2,5 bilhões de atividades antidrogas com o Departamento de Defesa e algumas reprogramações de outras contas do Pentágono.
  • Cerca de US $ 3,6 bilhões em fundos de construção militar
  • Autoridades da Casa Branca dizem que os US $ 8 bilhões devem permitir que Trump construa o máximo que quiser, caso o Congresso tenha autorizado os US $ 5,7 bilhões que ele pediu – 234 milhas de barreira. Autoridades dizem que os planos são construir uma barreira de metal, não uma parede de concreto, em locais a serem determinados pela Alfândega e Proteção de Fronteiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *