A vida não anda fácil para o PT a menos de um mês das eleições municipais. Em 16 das 21 capitais em que tem candidato, a legenda não chegou a 10% das intenções de voto nas últimas pesquisas. Só dois nomes disputam a liderança —Luizianne Lins (Fortaleza) e João Coser (Vitória). A informação é da Folha.

Os dados do Ibope sugerem que o partido enfrenta uma barreira inicial naquela que havia se tornado uma das principais bases políticas da sigla: o eleitorado de baixa renda. Nesse grupo, a corrida começou marcada pelo desinteresse e pela ascensão de outras candidaturas.

Na disputa paulistana, Tatto subiu na última pesquisa, mas só marca 6% entre os eleitores mais pobres. Seu rival ali não está na esquerda, com Guilherme Boulos (PSOL). Quem lidera é Celso Russomanno (Republicanos), que anota 33% naquela faixa.

Nessas eleições, não são raros os petistas que largaram com desempenho melhor entre os mais ricos. No Recife, Marília Arraes marca 18% no topo da pirâmide e 12% na base.

O mesmo acontece em Manaus, onde Zé Ricardo aparece com 17% no primeiro grupo e 8% no segundo. Em Salvador, Major Denice tem o triplo de intenções de voto na alta renda.

A situação é diferente em Fortaleza. Luizianne Lins aparece com 30% entre eleitores com renda de até um salário mínimo. Mas na faixa seguinte, de um a dois salários, a petista cai para 17% e é superada pelo bolsonarista Capitão Wagner (Pros).

O desgaste do PT e a memória distante dos governos do partido explicam parte dos números. A apatia é outro fator relevante.

No Rio, Benedita da Silva tem 9% entre os mais pobres, empatada com Marcelo Crivella (Republicanos). Outros 28% declaram voto em branco ou nulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Talvez você queira saber disso

Prefeito petista aumenta próprio salário após se reeleger

O prefeito da cidade acreana de Mâncio Lima, Isaac Lima (PT), aumentou…

TSE: FRAUDE nas campanhas chegam a R$ 60 milhões

Irregularidades nas campanhas chegam a R$ 60 milhões, diz TSE Os indícios…

Vídeo: Crivella chama Globo de ‘lixo’ durante debate e causa climão na CNN Brasil.

Marcelo Crivella, candidato à reeleição pela prefeitura do Rio de Janeiro (RJ), foi repreendido…

Doria defende pacto com a esquerda para eleições de 2022

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), prega a necessidade de…

Crivela diz que houve compra de votos no Rio de Janeiro

Prefeito afirmou que sua gestão cortou benefícios de empresas que podem ter…

Uma desculpa mesquinha que poderia custar a presidência dos EUA

Cerca de 2,6 mil cédulas com a maioria dos votos para o…