Connect with us

‘O mundo errou ao falar para o povo ficar em casa e esperar a falta de ar’, diz secretário da Saúde do Ceará



NOTICIAS

‘O mundo errou ao falar para o povo ficar em casa e esperar a falta de ar’, diz secretário da Saúde do Ceará

O secretário estadual da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins, o Dr. Cabeto, afirmou nesta segunda-feira (14), durante coletiva de imprensa sobre ações contra a covid-19, que o mundo errou ao orientar que as pessoas não fossem aos hospitais e esperassem ter falta de ar.

Ele disse que “forma de comunicação inicial”, ainda no mês de março, quando foram confirmados os primeiros infectados pelo novo coronavírus, poderia ter sido mais assertiva.

Isso porque, à época, o titular da secretária de Saúde do Ceará orientava que apenas pessoas do grupo de risco ou aquelas que apresentassem sintomas graves da doença deveriam procurar uma unidade hospitalar.

Já os pacientes gripados, assintomáticos e os não-graves poderiam permanecer em casa. O ministro da Saúde na época, Luiz Henrique Mandetta, também orientou o Brasil inteiro da mesma forma.

Atualmente, contudo, Dr. Cabeto julga essa recomendação como um erro ocorrido não só no Ceará, mas em escala global, incluindo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos.

“Eu acho que o mundo inteiro pautou uma coisa chamada ‘não vá ao hospital, espere ter falta de ar’, e a gente viu no decorrer da evolução, acho que o mundo errou, o CDC errou, a OMS errou. É preciso que se diga claramente”, afirmou.

Informação Gazeta Brasil,

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in NOTICIAS

Advertisement

Em alta

Facebook

DINHEIRO

To Top
%d blogueiros gostam disto: