A situação do Ministro Alexandre de Moraes a frente do inquérito das supostas “fake News” fica insustentável após prisão e acidente de Oswaldo Eustáquio
Um inquérito instalado de Ofício pelo STF há algum tempo, vem sendo contestado por diversos setores da sociedade, o inquérito tem como seu relator o Ministro Alexandre de Moraes que vem sendo bastante criticado com a condução dos trabalhos nessa ação investigava.
Foram diversas ordens de busca e apreensão, inclusive de parlamentares, o Ministro disse que o STF estaria sendo atacado com Fakes e precisaria agir com dureza.
O problema é que foi instaurado durante a presidência de Dias Toffoli e sequer foi sorteado como manda o regimento Interno e que muitos dizem ser inconstitucional por não ter sido preconizado pela PGR.
O Ministro Alexandre, também por conta desse inquérito foi criticado por parlamentares e até o presidente da República que chegou a perder a paciência e gritar um estrondoso “acabou pô”.
Com a prisão de alguns ativistas e do jornalista Osvaldo Eustáquio a crise se agravou, o jornalista diz que é preso político e está preso por denunciar um conluio para derrubar o presidente em que tinham membros da corte envolvidos.
O último episódio do atabalhoado inquérito se deu com a prisão preventiva do jornalista Oswaldo Eustaquio que foi mandado para uma penitenciária e sofreu um acidente de largas proporções onde o pode lhe deixar paraplégico.
Interlocutores falam que o presidente Fux pode distribuir a relatoria do inquérito pelo sistema e assim diminuindo a pressão sobre a corte.
*TBN
- Luciano Hang está internado em SP com Covid-19
- CEO do Parler e sua família são ameaçados de morte
- Quem será vacinado contra a Covid-19 em cada fase do plano do governo? Entenda
- ‘A vacina é do Brasil, não é de nenhum governador’
- Veja como vai ser a divisão das vacinas pelo Brasil