Brazil’s President Jair Bolsonaro smiles during a discussion on US-Brazil relations at the US Chamber of Commerce in Washington, DC on March 18, 2019. (Photo by MANDEL NGAN / AFP)

O presidente Jair Bolsonaro avaliou o desfecho do primeiro turno das eleições 2020. Para ele, um espectro político sai enfraquecido das urnas: a esquerda.

“A esquerda sofreu uma histórica derrota nessas eleições, numa clara sinalização de que a onda conservadora chegou em 2018 para ficar”, publicou Bolsonaro no fim da noite de domingo, 15. A mensagem foi divulgada por meio do Twitter.

“Nas urnas, consolidaremos nossa democracia com um sistema eleitoral aperfeiçoado”

Diante da situação, o presidente aproveitou para analisar como se dará o jogo político daqui a dois anos. “Para 2022 a certeza de que, nas urnas, consolidaremos nossa democracia com um sistema eleitoral aperfeiçoado”, prosseguiu ao citar Deus, família e pátria.

Bolsonaro não mencionou o resultado do pleito de nenhuma cidade em específico. Algumas localidades, contudo, ajudam a validar a análise presidencial. Em Porto Velho (RO), por exemplo, a “esquerda foi humilhada”.

A soma dos votos válidos recebidos pelos candidatos a prefeito do PT, PCdoB, Psol e PSTU não chegou a 5%, conforme noticiou Oeste. Em Cuiabá, o representante petista na disputa pela prefeitura teve 3% dos votos. Além disso, o PT perdeu a única capital conquistada em 2016: Rio Branco (AC).

Situação de aliados

Com alguns de seus indicados fora do segundo turno, Bolsonaro aproveitou para registrar que isso não quer dizer muita coisa em relação ao seu poderio político. Nesse sentido, lembrou caso protagonizado por um membro do PSDB.

“Há quatro anos, Geraldo Alkmin elegeu João Doria prefeito de São Paulo no primeiro turno”, pontuou, ao citar os dois políticos tucanos. “Dois anos depois, Alckmin obteve apenas 4,7% dos votos [válidos] na disputa presidencial.”

Com esse gancho, o presidente da República aproveitou para minimizar a sua atuação como cabo eleitoral durante a campanha do primeiro turno. “Minha ajuda a alguns poucos candidatos a prefeito resumiu-se a quatro lives num total de três horas”, contextualizou.

*Revista Oeste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Talvez você queira saber disso

CORRUPÇÃO NO CEARA: 1 milhão escondidos na cueca do irmão do prefeito (PSD) para comprar votos

Na manhã deste sábado (28), a Polícia Civil prendeu, em Caucaia, na…

A queridinha dos lacradores perde eleição em Porto Alegre

Com 97,79% das seções apuradas, foi eleito o candidato à Prefeitura de…

PT no fundo do poço

Derrota amarga! PT fica sem nenhuma capital pela 1ª vez Com a…

Prefeito petista aumenta próprio salário após se reeleger

O prefeito da cidade acreana de Mâncio Lima, Isaac Lima (PT), aumentou…

Delegado vence candidato petista em Vitória(ES)

Com 94,04% das urnas apurada, o candidato do Republicanos à prefeitura de…

Trump quer o FBI na investigação eleitoral dos EUA

O presidente dos EUA, Donald Trump, deu sua primeira entrevista pós-eleitoral, confirmando…